Nova programação da Rádio Timbira valoriza participação popular – SECAP

Nova programação da Rádio Timbira valoriza participação popular

Foto_FranciscoCampos_Radio_Timbira_nova_programacao (1) (1)A Rádio Timbira lançou, nesta terça-feira (10), a nova grade de programação, que será diversificada, democrática e baseada no princípio da interação com os ouvintes. Com o objetivo de ser o meio de comunicação do povo maranhense, a emissora vive grandes mudanças estruturais no quadro técnico e operacional. O governador Flávio Dino esteve presente na cerimônia de lançamento da nova grade de programação, na manhã desta segunda-feira (09), na Casa do Maranhão, e reafirmou o compromisso com a democratização da informação e com o caráter público da rádio.

“Precisamos garantir a pluralidade dos meios de expressão para todos, é preciso que haja uma diversidade de ideais. A rádio é uma grande obra de comunicação que vai levar informação, entretenimento e cultura de forma ampla e que toda a população tenha acesso facilmente a este veículo público. O governo investe na estrutura da Timbira e de seus novos talentos profissionais como uma extensão da voz do povo”, garantiu o governador.

Com relação à cobertura de notícias pela Timbira, o secretário de Estado de Comunicação Social, Robson Paz, explicou que a emissora não ficará restrita à agenda da capital e também informará as principais notícias do interior do estado, com abertura para a participação do ouvinte, rompendo com o modelo anterior quando a comunicação era feita em uma via de mão única.

“Vamos integrar o estado com correspondestes em todos os municípios para que não haja um único viés de comunicação. O ouvinte receberá um volume completo de informações para somente assim, construir uma nova realidade. Um jeito novo de governar exige também uma nova forma de comunicar. Vamos fazer da Timbira uma ágora onde pulsará a democracia no estado com participação ativa do povo, utilizando todas as ferramentas de comunicação, como as redes sociais. A rádio simboliza uma mudança”, ressaltou.

Nova programação
De segunda a sexta-feira, o ouvinte terá um amplo noticiário recheado de participações da comunidade, informações oficiais do governo, notícias da capital e interior do estado e comentários esportivos. O time de profissionais que vai comandar a emissora começa a levar informação para as casas dos maranhenses desde às 6h.

Segundo o diretor-geral da Rádio Timbira, Darlan Andrade, a emissora, com os seus 71 anos de existência, é um patrimônio do povo maranhense. Ele disse que antes do veículo se tornar uma simples voz da assessoria do governo, cumpria papéis de suma importância para a sociedade maranhense e afirmou que talvez o maior deles tenham sido aproximar as pessoas e levar a informação aos quatro cantos do Maranhão, o que voltará a ocorrer após a reestruturação feita pela atual gestão.

“A Rádio Timbira até hoje foi apenas estatal. Ser chamada de pública foi uma estratégia utilizada pelo governo anterior para confundir a sociedade, quando, na verdade, a rádio trabalhava tão somente como difusora das ideias oficiais. O povo não podia sequer participar da programação da emissora. Agora, com a determinação do governador Flávio Dino, vamos tornar a rádio uma referência em comunicação pública no estado do Maranhão, estabelecendo um modelo de emissora pública consistente, plural e interativo”, frisou Darlan Andrade.

O coordenador-geral de programação, Gilberto Mineiro, considera o princípio da interatividade como um dos principais objetivos da emissora. “Não podemos comunicar sozinhos. Existe um maranhense do outro lado que nos ouve e que quer comunicar um problema do seu bairro, ou tirar uma dúvida. Os comunicadores estão aqui para isso, para ouvir o povo e informá-lo de forma imparcial e correta”, disse Mineiro.

O apresentador do programa matinal ‘Voz da Manhã’, Heider Lucena, avalia como um desafio resgatar a participação do ouvinte. “Temos a missão de recuperar a presença do ouvinte e reerguer a credibilidade da rádio. Vamos ter no programa notícias quentes com comentários imparciais com destaque para um quadro de saúde para tirar as principais dúvidas do maranhense”, comentou.

A apresentadora do programa ‘Conversa à Beira-Mar’, Gisa Franco, considera o governo Flávio Dino determinante para a comunicação estadual. “Agora temos a chance de mostrar todos os lados da notícia. O ouvinte terá vez na emissora, que tem como mantras a democracia e interatividade. Agora é realmente a vez do povo”, disse Gisa Franco.

NOVA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO TIMBIRA
Segunda a sexta
5h às 6h – BOM DIA SERTÃO (sertanejo raiz com informações para o homem do campo) – com apresentação de Kleuberth Costa
6h às 8h – PRIMEIRA HORA (muita interatividade e informações do começo da manhã. Primeiras notícias do dia – trânsito, polícia, etc) – com apresentação de Renato Júnior
8h às 11h – A VOZ DA MANHÃ (muita participação popular, correspondentes das rádios por todo o estado e sempre com um tema central. Participação ao vivo do repórter) – com apresentação de Heider Lucena.
11h às 12h – TIMBIRA DEBATE (um tema, todos os dias, debatido por quem entende do assunto, com participação do ouvinte) – com apresentação de Marcos Saldanha
12h às 13h – JORNAL DA TIMBIRA (As principais notícias do Maranhão, do Brasil e do Mundo, com um jornalismo sério, atuante e independente) – com apresentação de Ronny Moreira e Daniele Kliny.
13h às 14h – LINHA DE FRENTE (programa esportivo que vai mostrar o futebol profissional e valorizar o esporte amador) – com apresentação de apresentação de Sólon Vieira.
14h às 17h – COMUNIDADE INTERATIVA (participação dos ouvintes, descontração e muita informação com participação ao vivo do repórter e interatividade com as redes sociais) – com apresentação de Edvaldo Oliveira.
17h às 19h – CONVERSA À BEIRA-MAR (bate papo descontraído, brindes, quadros de comportamento, informações para as mulheres, dicas culturais e música com clima de fim de tarde. Tudo isso com muito jornalismo e participação popular) – com apresentação de Gisa Franco.
19h às 20h – A VOZ DO BRASIL
20h às 21h – FAIXA CULTURAL
21h à 0h – REVISTA DA NOITE (Uma conversa direta com o interior, recebendo e enviando recados, atendendo pedidos musicais, dando informes jornalísticos do fim da noite, falando sobre cultura, sorteando brindes, dando flashes ao vivo de eventos culturais, abrindo espaço para as pessoas encontrarem pessoas que há muito não encontram, etc) – com apresentação de Marden Ramalho.

Sábado
5h às 7h – CANÇÃO DO MEU SERTÃO (musical de sertanejas de raiz)
7h às 7h30 – PROGRAMA PRODUZIDO POR ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E RÁDIOS COMUNITÁRIAS
7h30 às 9h – RÁDIO MEMÓRIA (músicas de antigamente)
9h às 10h – CIDADE EM AÇÃO (programa em conexão com as associações de moradores sobre ações, problemas e soluções propostas, com participação de repórter).
10h às 12h – MARANHÃO ESPECIAL (músicas e informações do Maranhão) – com apresentação de Luis Barreto.
12h às 12h30 – JORNAL DA SEMANA
12h30 às 14h – SAMBA DE RAIZ
14h às 20h – JORNADA ESPORTIVA
20h à 0h – FIM DE NOITE TIMBIRA

Domingo
5h às 7h – CANÇÃO DO MEU SERTÃO
7h às 8h – PROGRAMA PRODUZIDO POR ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E RÁDIOS COMUNITÁRIAS
8h às 9h – MARANHÃO TERCEIRA IDADE (programa produzido específico com informações direcionadas aos idosos).
9h às 10h – GENTE DE VALOR (programa que mostra ações de pessoas e comunidades que fazem um bom trabalho anônimo em todo o estado).
10h às 11h – TIMBIRA FAMÍLIA (entrevista com donas de casa, psicólogos, educadores, sempre com um tema relacionado à família).
11h às 14h – DOMINGO MUSICAL
14h às 20h – JORNADA ESPORTIVA
20h à 0h – FIM DE NOITE TIMBIRA

Relacionadas


Governo do Maranhão investe mais R$ 2 milhões no Iema da capital


Presidente da Fundação Banco do Brasil apresenta projetos para o Maranhão


Ministro dos Esportes vem a São Luís para reunião preparatória do Revezamento da Tocha Olímpica


Governador participa da abertura da Expo Indústria Maranhão


Governador anuncia investimentos em infraestrutura e Centro de Especialidades Médicas em Barra do Corda