Projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’ leva mutirão de limpeza à praia do Araçagi – SECAP

Secretário Marcelo Coelho destaca a importância da união de esforços da sociedade e do poder público para conservação das praias. Foto: Gilson Teixeira/Secap

“É uma ótima iniciativa, porque São Luís tem praias belíssimas que não merecem estar sujas”, declarou a servidora Márcia Bezerra, 40 anos, sobre o mutirão de limpeza realizado na manhã de sábado (26), na praia do Araçagi. Assim como Márcia, outros banhistas elogiaram a ação que faz parte do Projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’, promovido pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a iniciativa vem sendo realizada desde o mês de outubro, com o intuito de preservar a limpeza das praias e conscientizar banhistas. “A gente observa que a praia do Araçagi vem sendo muito poluída através do descarte de lixo. Queremos contar com a parceria da população na continuidade desse trabalho, uma vez que o governo está fazendo sua parte na recuperação da balneabilidade das praias”, declarou.

De acordo com a superintendente de Resíduos Sólidos da Sema, Ticiane Oliveira, a campanha de limpeza é um reforço ao trabalho de despoluição das praias executado pelo Governo do Estado. “Essa ação surgiu em decorrência do aumento de banhistas, uma vez que a balneabilidade das praias tem melhorado. Com o aumento do fluxo de banhistas, aumentou também a quantidade de resíduos que é deixada nas praias. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para esse aspecto”, ressaltou.

Voluntários

Além de representantes do governo estadual, o mutirão contou com a participação de voluntários como a universitária Isabel Jansen, de 21 anos. “Enquanto estudante é importante participar desse evento, conscientizar a sociedade e incentivar todos a cuidar do meio ambiente”, disse Isabel, aluna do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBBMA) também marcou presença na ação, ao mobilizar 120 agentes para a coleta de lixo. Estudantes da Brigada Voluntária Ambiental (BPA) também contribuíram com a força-tarefa.

Banhistas

Quem estava na praia do Araçagi durante o mutirão de limpeza parabenizou a iniciativa. Pessoas como o representante comercial Acrísio de Santana Fernandes, de 39 anos. “Essa ação é muito importante e deve acontecer mais vezes, para preservar o meio ambiente e educar a população”, disse ele.

Para a banhista Márcia Bezerra Serra, o projeto se mostrou duplamente importante, por não só limpar as praias, mas instruir a população sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. “O cidadão deve tomar consciência de que ele tem que manter a praia limpa, porque é um bem-estar para ele, é um local de lazer”, frisou.

Municípios apresentam experiências de sucesso durante ‘Encontro de Prefeitos’

Encontro reúne prefeitos eleitos e reeleitos de municípios maranhenses para debater gestão integrada

Governador Flávio Dino propõe união de esforços entre Estado e prefeituras

Governo constrói habitações e transforma realidade nos municípios do ‘Mais IDH’