Municípios apresentam experiências de sucesso durante ‘Encontro de Prefeitos’ – SECAP

Municípios apresentam experiências de sucesso durante ‘Encontro de Prefeitos’

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior da sua trajetória e das parcerias bem sucedidas da sua gestão. Foto: Gilson Teixeira/Secap Prefeito Edivaldo Holanda Júnior da sua trajetória e das parcerias bem sucedidas da sua gestão. Foto: Gilson Teixeira/Secap

As gestões municipais de Teresina e São Luís apresentaram experiências bem-sucedidas durante o evento ‘Governando juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com o Governador Flávio Dino’, realizado na tarde de quinta-feira (1º), no Rio Poty Hotel, na capital maranhense.

Organizado pelo governo estadual com o objetivo de traçar ações em parceria com os municípios e apresentar projetos para o ano que vem, o evento contou com a presença de mais de 90% de prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão, que assumem a partir de janeiro de 2017.

Participaram do painel de experiência de governança exitosa, os prefeitos Edivaldo Holanda Júnior, de São Luís (MA), e Firmino da Silveira Soares Filho, de Teresina (PI). Para uma plateia repleta de prefeitos e prefeitas ávidos de informações, os gestores levaram conselhos e falaram de suas trajetórias.

O painel foi mediado pelo secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry. “Nós escolhemos duas experiências exitosas de gestão pública e a gente tem sempre muito o que aprender com a experiência. Temos dois prefeitos de capitais, um reeleito em nossa capital e outro reeleito duas vezes em Teresina. É uma sessão muito importante, exemplificadora e inspiradora para a experiência administrativa de modo geral”, afirmou.

Novos desafios municipais 

O prefeito reeleito de Teresina, Firmino Filho deliberou o passo a passo para uma gestão municipal de sucesso. Definição de agenda, escolha de secretariado competente, planejamento das ações e avaliação dos resultados foram os tópicos listados.

Segundo Firmino Filho, o primeiro passo do prefeito eleito é definir a agenda da gestão. Para o gestor, o grande desafio dos municípios hoje é atender ao aumento da demanda social, que além de infraestrutura, passa a abarcar novos temas, como mobilidade urbana, sustentabilidade e segurança pública.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho, fala das experiências exitosas de sua gestão. Foto: Gilson Teixeira/Secap Prefeito de Teresina, Firmino Filho, fala das experiências exitosas de sua gestão. Foto: Gilson Teixeira/Secap

“É fundamental definir qual a sua agenda, que temas são importantes para a sua gestão. Para que essa resposta possa ser dada daqui a quatro anos é preciso saber onde chegar, e em cada área da atuação da prefeitura definir objetivos. Se não tivermos objetivos, nos perdemos no meio do caminho”, avaliou Firmino.

O prefeito de Teresina frisou a importância de governar com responsabilidade, escolhendo bem secretários e equipe de trabalho. “O estado brasileiro foi formado para poucos, para os amigos do poder, para os políticos, para as empreiteiras, mas a democracia exige que o estado se abra e sirva às pessoas. O objetivo maior é melhorar a vida das pessoas e especialmente as que mais precisam”, concluiu.

Avanços na mobilidade urbana 

Edivaldo Holanda Júnior, reeleito na capital maranhense, destacou a parceria da sua gestão com o governo estadual e trouxe os resultados na área do transporte público. “Os dois primeiros anos foram muito difíceis sem o Governo do Estado ao nosso lado. Em um segundo momento, com a presença do governador Flávio Dino na gestão estadual, com olhar diferenciado para toda a classe política a partir daquele momento, nos ajudou e ficou ao nosso lado”, falou Edivaldo Holanda.

Para o prefeito de São Luís, uma das experiências mais exitosas de sua atual gestão foi a modernização do sistema de transporte, tendo como ponto alto, o processo de licitação das empresas prestadoras do serviço. “Recebemos o sistema de transporte totalmente desorganizado, com uma fraude de cerca de 40%. Tínhamos no sistema, quando assumimos, 27 empresas operando com frota antiga, com ônibus de mais de 20 anos circulando”, falou Edivaldo.

Após investimentos, mais de 200 novos coletivos foram adquiridos, representando um aumento de quase 10% da frota operante e do número de viagens e renovação de 60% dos ônibus. Para 2017, o prefeito anunciou a instalação de um aplicativo nos Terminais de Integração para que os usuários saibam a hora exata de chegada dos ônibus. O primeiro Terminal beneficiado com a inovação será o da Praia Grande.

Relacionadas


Encontro reúne prefeitos eleitos e reeleitos de municípios maranhenses para debater gestão integrada


Governador Flávio Dino propõe união de esforços entre Estado e prefeituras


Projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’ leva mutirão de limpeza à praia do Araçagi


Governo constrói habitações e transforma realidade nos municípios do ‘Mais IDH’


Ensino Integral do Iema chega a mais quatro municípios em fevereiro de 2017