‘Caravana Governo de Todos’ leva ações e serviços à população Palmeirândia

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]
Serviços do Procon serão levado à Palmeirândia, na 1ª edição da Caravana de Todos. Foto: Divulgação/Secap

Serviços do Procon serão levado à Palmeirândia, na 1ª edição da Caravana de Todos. Foto: Divulgação/Secap

A população de Palmeirândia recebe os serviços da ‘Caravana de Todos’, nesta sexta-feira, 16. A ação do Governo do Estado oportuniza a integração de comunidades, divulgando os programas sociais desenvolvidos em todo o estado, levando ações essenciais e ouvindo as demandas da população. No município, a programação da Caravana inclui palestra, atendimento em saúde básica, cadastramento em programas sociais, eventos esportivos, serviços de cidadania e de apoio a produtores rurais e rodas de conversa.

A Praça de Eventos do município será o palco da série de programações da Caravana, que inicia às 9h. A secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) vai levar à população ações de Segurança Alimentar com orientação e avaliação nutricional; serviços de Renda e Cidadania, onde serão realizadas consultas e providências às famílias beneficiárias dos programas Bolsa Família e Bolsa Escola; e distribuição de repelente. Na ocasião do evento será inaugurado o primeiro Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município.

“Estas instituições contam com estrutura adequada, acessibilidade e espaços especializados para o atendimento, reforçando também a parceria entre o Estado e as Prefeituras. São de grande importância para que as populações referenciadas tenham acesso aos programas sociais e serviços socioassistenciais”, ressaltou o titular da Sedes, Neto Evangelista. Ao inaugurar sedes próprias destas entidades em todo o estado, o Governo do Maranhão democratizou o acesso às políticas de assistência social atendendo demandas antigas dos municípios, que antes dispunham apenas de sedes alugadas.

Ministrando a palestra ‘As ações da política de igualdade racial do Governo do Maranhão’, o secretário de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, participa da Caravana informando e apresentando projetos da gestão na área. Pinheiro enfatiza a importância da ‘Caravana de Todos’ em momento que marca dois anos da gestão Flávio Dino, para avaliação das ações no período. “Com a Caravana vamos ao encontro deste público, conhecer a realidade de cada local e apresentar ainda mais projetos em benefício destas populações”, disse.

Gerson Pinheiro reitera a série de projetos que alcançam todo o Maranhão e serão divulgados durante a Caravana. “Estaremos nas comunidades para ouvir as demandas que possam ser solucionadas pelo Governo. Incluir a população é uma marca da gestão Flávio Dino, que vem se esforçando para modificar uma realidade perpetuada ao longo dos anos”, concluiu o titular da Seir.

Escutas pedagógicas fazem parte da programação da Caravana. Foto: Divulgação/Seduc

Escutas pedagógicas fazem parte da programação da Caravana. Foto: Divulgação/Seduc

O Procon vai oportunizar aos cidadãos de Palmeirândia o acesso a serviços sociais como emissão de documentos (RG e CPF); consultas de CPF; emissão de Antecedentes Criminais; formalização de denúncia e orientação ao consumidor; e demais serviços on line e do Viva. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) contribui com a palestra ‘A função social dos tributos’, esclarecendo a população sobre os diversos tributos e sua importância para o equilíbrio financeiro da gestão.

“O governo participativo é a resposta da gestão às demandas das comunidades, que antes não eram ouvidas, nem atendidas”, enfatiza o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, ao se referir às ações da Caravana. A secretaria vai promover roda de conversa com a população por meio das Escutas Territoriais informando sobre o orçamento participativo. “O governo Flávio Dino entende a necessidade de debater com a população e inseri-la nas discussões promovendo a democracia”, reiterou Gonçalves.

Educação
Na Caravana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover Escuta Pedagógica, onde técnicos da pasta interagem com os professores de Ensino Médio sobre a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. As Escutas também serão base para orientar tomadas de decisões sobre ações estratégicas que fortaleçam pedagogicamente as unidades da rede estadual.
Na ocasião, serão apresentados os indicadores educacionais do Maranhão, incluindo o Ideb e Enem; e metas e esforços para alcance de índices melhores. A agenda vai ser realizada no Centro de Ensino Médio Newton Belo, das 8h às 12 horas.
Complementando a agenda da Educação, no Centro de Ensino Médio João Paulo II, das 14h às 18h, acontece debate sobre ‘Protagonismo Juvenil’, tendo como público estudantes da rede estadual e municipal. “O objetivo é estimular o protagonismo destes jovens, a partir de um debate amplo que inclui questões como gênero, arte, diversidade, esporte, temas diretamente ligados ao segmento”, pontuou o titular da Seduc, Felipe Camarão.

Mais ações
Ainda na programação da ‘Caravana de Todos’, em Palmeirândia, atendimento básico de saúde estará à disposição da comunidade oportunizados por equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os serviços incluem atendimento odontológico por meio do Odontomóvel, vacinação, ações preventivas em DST/AIDS e epidemiologia e ações educativas em Nutrição.

Em momento de interação com as comunidades, a Caravana oferece aula de dança ‘Zumba Ritmos’, promovida pela Secretaria de Estado de Desportos e Lazer (Sedel). Será apresentado ainda as estratégias e planejamento da edição 2017 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

A produção rural familiar também será contemplada na programação com atendimento para pré-cadastro do programa ‘Mais Sementes’; acesso a emissão de dispensa de licenciamento ambiental para pequenas propriedades; e informações ao segmento com as palestras esclarecendo sobre Brucelose e Tuberculose e tratando da atuação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).

Unidade do Cras será inaugurada no município. Foto: Divulgação/Secap

Unidade do Cras será inaugurada no município. Foto: Divulgação/Secap