Governo comemora sucesso da primeira edição do ‘Caravana Governo de Todos’

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]
Serviços na área de Saúde foram bastante procurados durante 1ª Caravana Governo de Todos. Fotos: Karlos Geromy/Secap.

Serviços na área de Saúde foram bastante procurados durante 1ª Caravana Governo de Todos. Fotos: Karlos Geromy/Secap.

Dois dias de ações e serviços ofertados, três municípios diferentes, secretários de várias pastas reunidos e mais de 40 mil pessoas atendidas. O resultado da primeira edição do ‘Caravana do Governo de Todos’ não poderia ter sido melhor.

Nas cidades de Palmeirândia, Bacurituba e São Vicente Ferrer, além das inaugurações e visitas em obras, o Governo do Estado levou serviços do Viva, atendimentos na Carreta da Mulher e outras demandas da saúde, assistência para produtores, ouvidoria, e também atividades culturais e esportivas. Um grande evento que reuniu esforços coletivos e possibilitou um diálogo direto do poder público estadual com as comunidades.

A Caravana é uma articulação da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e será realizada regularmente até o fim do ano, alcançando todas as regiões do Maranhão. Para o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o sucesso da primeira edição do projeto é mais um indicativo de que a gestão está no caminho certo.

“Estamos começando, por esses três municípios, uma nova e importante ação do governador Flavio Dino, a ‘Caravana do Governo de Todos’. Nós estamos não só levando ações e entregando obras, mas conversando com prefeitos, com os companheiros das câmaras municipais e com a sociedade civil, população em geral, para que a gente possa entregar obras, mas identificar outras que são necessárias e urgentes. É o Governo do Maranhão presente em cada uma dos 217 municípios do estado”, destacou Márcio Jerry.

Serviços de saúde
Preparados para realizar até 60 mamografias e mais 60 preventivos de colo de útero, por cada cidade onde passou, a Carreta da Mulher ainda realizou Aferição de Pressão, de Glicemia em jejum e testes rápidos de HIV, Sifilis e Hepatites virais.

A enfermeira Rafaela Lima atua no setor de preventivo da Carreta e acredita que o programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, está mudando a realidade de muita gente. “É gratificante demais. É muito bom levar saúde para quem precisa. As pessoas são muito carentes”, destacou.

Alinhada à Carreta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) garantiu as vacinas ofertadas pela rede pública de saúde, inclusive imunização contra a febre amarela, além de consultas e exames de prevenção e diagnóstico da hanseníase. Também passaram pelos três municípios, na área de odontologia, o Odontomóvel, prestando serviços de atenção primária, como educação bucal, limpeza dentária, restaurações e aplicação tópica de flúor.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ‘Caravana’ é mais uma oportunidade do Estado chegar a quem precisa, com um direcionamento claro na prevenção. “Estamos levando uma série de atividades aos municípios, para dar mais efetividade aos serviços de saúde e tornar o acesso facilitado à população. Essas ações têm grande aceitação e permitem que a assistência alcance cada vez mais maranhenses”, disse Carlos Lula.

A dona de casa Leonilde Soares, 27 anos, de São Vicente de Ferrer, é o exemplo claro do êxito da caravana. Ela teve, pela primeira vez, graças ao evento, a oportunidade de passar por uma avaliação nutricional. “Gostei muito da orientação que recebi aqui. Eu nunca tinha participado de uma ação assim e gostei bastante, porque também pude me vacinar”, disse.

Assim, como Leonilde, a dona de casa, Edna Angela Pinheiro, 40 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei muito proveitosa. Essa ação é fantástica. Tem muita gente que nem sai de casa e, com uma atividade assim, tem oportunidade de, por exemplo, se vacinar e fazer um teste rápido, que pode demorar para sair o resultado, mas aqui você recebe em 30 minutos”, contou a moradora do povoado Mouzinho, em Bacurituba.

Cidadania
Por todas as cidades, o Viva também esteve presente oferendo à população a oferta dos  serviços de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. Já A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) fez cadastramentos de pedidos de dispensa de licenciamento para pequenas propriedades rurais e a entrega de sementes aos participantes do ‘Mais Sementes’.

Além do atendimento, a população das cidades puderam participar de palestras das secretarias de Estado da Igualdade Racial (Seir), Fazenda (Sefaz), Juventude (Seejuv), entre outras atividades, como as escutas pedagógicas, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e oficinas de lazer, realizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel). Já a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) realizou as ‘Escutas Territoriais’, ação em que a população escolhe os serviços e obras mais importantes a serem realizados a cada ano pelo Estado.

O Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro comentou sobre a união de esforço das mais diversas secretarias para resultar nos dois dias de trabalho intenso. “Nessa ‘Caravana Governo de Todos’ tem inaugurações, palestras e prestação de serviços para a comunidade e tem  também a presença dos secretários de Estado, que dialogam e ouvem as demandas do nosso povo. São ações muito importantes e que mostram que o governo está funcionando a todo vapor.  Nosso compromisso determinado pelo governador Flávio Dino é trabalhar e dialogar com o povo do Maranhão e é o que estamos fazendo”, relatou Gerson.

Inaugurações
Além dos serviços, foram inaugurados Centro de Referência em Assistência Social (Cras), nas três cidades. Os espaços atenderão pessoas nas mais diversas vulnerabilidades sociais e é a porta de entrada para os programas Socioassistenciais do Governo Federal e Estadual. Em São Vicente de Ferrer, também foi inaugurada a reforma de uma escola, o Centro de Ensino Ana Mota, que era um sonho antigo da população, que desde 2009 aguardava a reestruturação do local.

Na passagem do Governo do Estado pelos três municípios, também foram realizados importantes anúncios, como a construção do Iema, em São Vicente de Ferrer.