Governo garante apoio na redução de impacto ambiental a Piquiá de Baixo – SECAP

Governo garante apoio na redução de impacto ambiental a Piquiá de Baixo

Secretário Márcio Jerry recebe comissão do Povoado Piquiá de Baixo (Karlos Geromy)

Secretário Márcio Jerry recebe comissão do Povoado Piquiá de Baixo (Karlos Geromy)

Uma comissão do Povoado Piquiá de Baixo, do município de Açailândia, foi recebida pelo Governo do Maranhão na manhã desta quinta-feira (23). A comunidade vive próxima a indústrias e reivindica soluções para a poluição emitida no local.

O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, recebeu o grupo e garantiu o apoio do Governo na luta dos moradores. A emissão de laudos que provem a alta emissão de poluentes e aplicação das sanções legais é uma delas.
“Encaminhei-os para uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, que vai apresentar a eles um laudo sobre a questão ambiental”, disse Jerry. A reunião com a pasta de Meio Ambiente ocorreu ainda nesta quinta-feira.
Um novo laudo deverá ser emitido em breve para mostrar a evolução dos impactos ambientais na área. Com os laudos, o Governo poderá aplicar a legislação ambiental para exigir a redução de poluentes e amenizar o desconforto das famílias, enquanto a comunidade viabiliza reassentamento distante das indústrias.
Uma intervenção junto à Caixa Econômica Federal para a liberação do financiamento das casas do reassentamento, e a construção de equipamentos públicos na área das novas moradias foram outros compromissos firmados pelo Governo do Estado.
“A gente prontamente assegurou [os equipamentos] porque são ações que estão na rotina do governador Flávio Dino e que tão logo o conjunto [de casas] seja viabilizado, tais equipamentos serão garantidos”, afirmou Jerry. Entre os equipamentos pedidos pela comunidade estão creches, escolas, posto de saúde e quadras esportivas.
“Os resultados que tivemos foram positivos”, disse Joselma Alves de Oliveira, liderança da Associação de Moradores de Piquiá de Baixo, sobre o diálogo da comissão com o Governo do Estado.
“Informação é uma arma. A nossa comunidade tem que estar a mais informada possível para que a gente possa levar nossas demandas e falar com propriedade sobre o que a gente vive”, acrescentou Joselma sobre a importância dos laudos entregues pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A comunidade
Piquiá de Baixo é formada por 312 famílias e está localizada a 15 quilômetros de Açailândia. A comunidade reivindica soluções para os impactos ambientais gerados por indústrias de beneficiamento de ferro-gusa instaladas na área nos anos 80. A associação de moradores estima que a região é habitada desde os anos 60.
Secretário Márcio Jerry recebe comissão do Povoado Piquiá de Baixo (Karlos Geromy)

Secretário Márcio Jerry recebe comissão do Povoado Piquiá de Baixo (Karlos Geromy)

Relacionadas


Maranhão alcança 60% de municípios capacitados para gestão da Rede Siconv


Governo abre edital para entregar 70 kits a rádios comunitárias de todo o Maranhão


Rede Siconv abre nova turma de treinamento para captar convênios com o Governo Federal


Governo do Estado reforça parceria com Sambaíba


Em Santa Inês, gestores de 12 cidades trocaram experiências em Encontro Regional