Rede Siconv abre nova turma de treinamento para captar convênios com o Governo Federal – SECAP

O Governo do Maranhão iniciou nesta segunda mais uma turma de capacitação do Rede Siconv no Maranhão. Foto: Divulgação

O Governo do Maranhão iniciou nesta segunda-feira (27) mais uma turma de capacitação do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, a Rede Siconv, no Maranhão.

Participam desta nova fase gestores e técnicos das Secretarias de Estado, assim como das Prefeituras e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)  que estão aptas a formalizar convênios com o Governo Federal, vindos de dezenas de municípios maranhenses.

“Nós abrimos as vagas e convidamos os técnicos vindos do interior para participarem nessa nova leva de treinamentos. Nesta edição, vamos oferecer uma turma para realizar os módulos A e B e outras duas turmas para realizar o módulo B. Serão 20 horas de treinamento para cada módulo, o que deixa nossos técnicos mais preparados e conhecendo os passos para serem contemplados com os convênios”, explica a chefe da Assessoria Especial de Monitoramento e Suporte Institucional da secretaria da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Edna Rodrigues.

O Módulo A do treinamento trata da apresentação de Proposta, Celebração de Convênios e dos Contratos de Repasse. Já o Módulo B trata da Execução e Fiscalização, acompanhamento de Convênios e Contratos de Repasse, atendendo a parceria firmada entre o Estado do Maranhão e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

“Os treinamentos têm como objetivo capacitar os operadores do SICONV desde a captação dos convênios, passando pelo monitoramento da execução também dos contratos de repasse firmados, garantindo a redução de tempo e custos operacionais, bem como a ampliação da captação de recursos e otimização dos acordos em execução para dentro do estado”, completa Edna.

Os treinamentos são fruto da adesão do Governo do Estado, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Escola Nacional de Administração Pública.

Como participar das próximas turmas

Poderão se inscrever nas capacitações dos Módulos A e B, os gestores e técnicos operadores do Siconv das prefeituras municipais, do Governo do Estado e das Organizações da Sociedade Civil (aptas a formalizar convênios com o Governo Federal).

O curso tem carga horária de 20 horas/aula, sendo disponibilizadas turmas de segunda a quarta (das 9h às 18h) e de quarta à sexta (de 9h às 18h).

Mais informações  pelo http://redesiconv.ma.gov.br/ ou pelo email redesiconvma@secap.ma.gov.br

Adesão

O Maranhão aderiu à Rede Siconv em abril de 2016. A rede é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, criada para troca de informações das parcerias firmadas entre os governos federal, estaduais, municipais e instituições não governamentais. O Siconv possibilita a alimentação e visualização de dados sobre os convênios, facilitando a gestão das parcerias e a prestação de contas. Todas as informações da rede ficam disponíveis à população.

Maranhão alcança 60% de municípios capacitados para gestão da Rede Siconv

Governo abre edital para entregar 70 kits a rádios comunitárias de todo o Maranhão

Governo do Estado reforça parceria com Sambaíba

Em Santa Inês, gestores de 12 cidades trocaram experiências em Encontro Regional