Governo e Famem capacitam técnicos para levar mais recursos aos municípios – SECAP

Governo e Famem capacitam técnicos para levar mais recursos aos municípios

Foto: Divulgação

Pela terceira vez, a parceria entre o Governo do Maranhão e a Federação de Municípios do Maranhão (Famem) garantiu a capacitação de técnicos e gestores de órgãos municipais para elaboração de projetos e captação de recursos por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – ou Rede Siconv.

Promovido na sede da Famem, em São Luís, desde a última segunda-feira (21), o curso contou com a participação de 43 técnicos. Nas 40 horas, os participantes aprenderam a elaborar projetos sociais, captar recursos junto ao Governo Federal e manusear o sistema utilizado pela rede.

Para as capacitações, que garantem oportunidades de desenvolvimento e prestação de serviços essenciais pelos municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), mantém parceria com diversos órgãos, de acordo com o coordenador e monitor da rede nos municípios, Thiago Ângelo.

“O Governo tem parceria com vários órgãos como a Escola de Governo, Uema, Uemasul e também com a Famem, o que é  essencial para mobilização dos municípios e terinamento de cada vez mais pessoas”, comenta.

O Siconv

Plataforma institucionalizada pelo Governo Federal, o Siconv possibilita a alimentação e a visualização de dados sobre os convênios firmados entre esse e os governos estaduais, municipais e instituições não governamentais, facilitando a gestão das parcerias e a prestação de contas. Todas as informações da rede ficam disponíveis à população.

Dois módulos são oferecidos pelo Governo do Maranhão. O módulo A trata de Projetos Sociais, Formalização e Celebração de Convênios; o B aborda Execução de Convênios e Contratos de Repasse.

Nacionalmente, o Maranhão se mantém como estado que mais capacitou gestores para uso da ferramenta. Até agora são aproximadamente 700 pessoas capacitadas e mais de 60% dos municípios maranhenses contemplados.

Rádios comunitárias prestam grande serviço no Maranhão, diz secretário Ednaldo Neves

Lairton e seus teclados é atração confirmada no São João de Todos 2018

Ednaldo Neves cumpre agenda de vistorias em Carutapera

Regionais de Governador Nunes Freire e Carutapera participam de reunião para alinhar ações