Em Brasília, técnicos da Secap recebem treinamento sobre execução e prestação de contas

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

Com o objetivo de ampliar o escopo de temas abordados nas capacitações do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), técnicos do monitoramento e suporte institucional da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Política (Secap) participaram de treinamento sobre execução e prestação de contas, na última semana, em Brasília.

Entre os temas abordados, estiveram relatórios de execução, resgate de aplicação, cumprimento de objeto e realização de objetivos, todos referentes a prestação de contas no sistema. O servidor Thiago Ângelo, que participou do treinamento, destacou a importância da participação do Maranhão e o retrospecto do estado.

“Participar da 12ª capacitação da Rede Siconv foi muito importante por dois aspectos: foi a primeira turma do módulo execução e prestação de contas, segundo porque ficamos em primeiro lugar em números de capacitações presenciais até 2018, ou seja, temos um número significativo de gestores e técnicos das secretarias e municípios aguardando esse próximo módulo”, destacou.

Rede Siconv

A Rede Siconv foi criada visando a troca de informações das parcerias firmadas entre os governos federal, estaduais, municipais e instituições não governamentais. O Maranhão aderiu à rede em 2016.

O Siconv possibilita a alimentação e visualização de dados sobre os convênios, facilitando a gestão das parcerias e a prestação de contas. Todas as informações da rede ficam disponíveis à população.

O Governo do Maranhão oferece dois módulos de formação para o Siconv. O módulo A trata de Projetos Sociais, Formalização e Celebração de Convênios; o módulo B aborda Execução de Convênios e Contratos de Repasse. As formações integram as atividades do Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Promunícipios) e são promovidas devido à demanda por informações sobre a utilização do Siconv entre os técnicos que operacionalizam o sistema.